sábado, 27 de agosto de 2011

ORIENTAÇÕES - DOUTORADO

Para a próxima quarta-feira, é importante que focalizem os principais aspectos conceituais com base nos textos de Ingedore Koch e de Norman Fairclough.Tentem articular com as sequências fílmicas que assistimos.
Conceitos como os de discurso, concepção tridimensional do discurso (texto, prática discursiva, prática social), intertextualidade, intertextualidade implícita e explícita, são fundamentais.

 
Façam destaques no texto para facilitar a exposição e o diálogo.

 
****

Sobre as sequências fílmicas


Lugar da produção: Da composição da sequência.

  1. Quem produziu?
  2. O material foi elaborado especificamente para a aula? Se não, qual o  propósito inicial?
  3. Qual a formação político-ideológica do autor do material/professor [explícita ou implícita]?
  4. Qual o perfil dos filmes?
  5. Que personagens participam das cenas?
  6. Qual a relação entre eles? Simétrica ou assimétrica? Como isso é mostrado nas cenas?
  7. Que ideologia atravessa as cenas? Quais as formações discursivas presentes na interação entre os sujeitos? Como os poderes são representados? Existem marcas de gênero em relação aos conflitos de gênero? Explicite.

Lugar do texto: Da composição textual

  1. Quem narra o texto?
  2. Qual o ponto de vista?
  3. Qual a constituição lexical dos diálogos, a entonação de voz, os modos verbais (Ex.: imperativo/comando), a relação entre o que se diz e o desempenho do ator com o ajuste de câmera, o que é dito no silêncio (interdito)?
Lugar da recepção: Da interpretação das sequências

  1. O que motivou os alunos a assistirem a sequência?
  2. Qual o conhecimento dos alunos sobre os filmes?
  3. Qual a cultura de cinema dos alunos?
  4. Como o grupo reagiu às cenas projetadas?
  5. Como os alunos responderam às sequências fílmicas? Quais as principais questões suscitadas? 

3 comentários:

  1. Olá professora, a sequência fílmica é também do curso de extensão?

    ResponderExcluir
  2. Sim, foi a mesma sequência, mas esse roteiro é para o Doutorado.

    ResponderExcluir