terça-feira, 30 de agosto de 2011

CITAÇÃO DE CALLIE KHOURI - ROTEIRISTA DE THELMA & LOUISE

"I think that this issue is one that doesn't really belong in the hand of government. It belongs in the hands of women and their physicians...I mean, to me, Thelma and Louise was not just a movie about two women on a crime spree, and it wasn't just a movie about liberation, it was a movie about a very tenuous relationship we have with a normal life. And I think that we are experiencing that right now. And I wanted to write an outlaw movie because our government is about to turn a lot of women into outlaws. And they are going to turn a lot of doctors into outlaws. And so the analogy is not that far off, because you know, you narrow people's options, you force people who are otherwise God-fearing, law abiding people to do things that in normal circumstances they wouldn't do."
—Callie Khouri
(Oscar-winning screenwriter of Thelma and Louise)

“Eu acho que esta questão é uma daquelas que realmente não pertence ao governo. Ela deve estar nas mãos das mulheres e de seus médicos... quero dizer, para mim, o filme Thelma e Louise não era apenas sobre duas mulheres em uma onda de crimes, e não era apenas um filme sobre libertação, era um filme sobre uma relação muito tênue com uma vida normal e eu acho que estamos vivenciando isso agora. E eu queria escrever um filme fora da lei, porque o nosso governo está prestes a transformar as nossas mulheres em um monte de bandidos. E elas vão transformar muitos médicos em bandidos. E, assim, a analogia não é tão distante, porque você sabe, você estreita as opções das pessoas, você força de outra forma as pessoas que são tementes a Deus, a lei forçando as pessoas a fazerem coisas que em circunstâncias normais não fariam”. (tradução de Lúcia Leiro com a ajuda do tradutor do google)


Quando o filme Thelma & Louise foi lançado, o presidente dos EUA era George H. W. Bush (o pai) que esteve na Casa Branca entre os anos de 1989 à 1993. O filme é de 1991. Vale lembrar que durante o governo de Bush, houve uma "guerra" contra os anticoncepcionais , assim como a divulgação da prática de abstinência sexual. Além disso, Bush também empreendeu uma cruzada a favor da virgindade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário