segunda-feira, 11 de julho de 2011

CINE ANIMA OLINDA – OFICINA, MOSTRA E PRODUÇÃO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO

O Ponto de Cultura Cinema de Animação e o Pontão de Cultura Cine Anima, coordenados por Lula Gonzaga, realizam o projeto Cine Anima Itinerante, oficinas e mostras de cinema de animação, com produção de filmes de animação com alunos das escolas públicas e de projetos culturais, com  habilidade para desenho ou artesanato.

O projeto funciona por todo o país, entretanto tem seu foco nas regiões Norte e Nordeste e funciona em Pontos e Pontões de Cultura e em diversos Festivais, em especial, Festivais de Cinema. Transporta um estúdio completo de desenho animado artesanal desmontável, com tudo que é necessário para a produção de desenhos animados.

Durante as oficinas, os alunos tem aula sobre o tema, ministrada por pesquisador/historiador como preparação para o material que produzem nas oficinas, com todos materiais e equipamentos cinematográficos, os alunos realizam exercícios de recriação de imagem em movimento e participam de todo o processo de confecção dos desenhos, cenários e das seqüências de
animações.

O Cine Anima em Olinda realizará 12 etapas do projeto durante um ano, até março de 2012, sempre na última semana de cada mês, com 5 dias de duração por etapa, de terça a sábado, com sua primeira etapa no Espaço do Mamulengo Tiridá e agora funcionando no Museu de Arte Contemporânea de Olinda com patrocínio da Prefeitura de Olinda (SEPAC).

No projeto em Olinda, no final dos 12 meses os alunos irão produzir um curta de animação nas técnicas do desenho animado e stop motion sobre Educação Patrimonial. As oficinas funcionam para 20 jovens na faixa etária de 15 a 25 anos, de escolas públicas e projetos culturais com habilidade para o desenho ou artesanato, sendo 12 alunos em uma turma fixa durante os 12 meses e 8 alunos que participam durante uma semana, que terão a oportunidade de entenderem como funciona a produção de um filme de animação.
Estão abertas *Inscrições para as turmas de uma semana, grátis*, na SEPAC - Secretaria de Cultura de Olinda, Rua de São Bento 160, próximo a Prefeitura, das 9h às 12h e das14h às 16hs com Rosildo ou Diógenes ou através do e-mail do Ponto de Cultura.

Durante as oficinas são realizadas Mostras de Cinema de Animação com exibição para os alunos, em especial a*Mostra Nordeste*, que é utilizada para discussão das técnicas dos estilos e dos temas.
Fonte: Mensagem recebida por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário